segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reprodução

Bom, primeiramente precisamos de um macho e de uma fêmea que "aguentem o tranco" O macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida, a fêmea deve ter entre 3 e 6 meses de vida. Mais que isso, ou menos que isso seria como uma menina de 12 anos ter um bebê, ou como uma velha de 60 ter um bebê.
Caso a fêmea já tenha dado cria, é recomendado que ela tenha de 8 a 14 meses de vida pra correr tudo feliz.
A fêmea entra no cio a cada 4 dias, podendo variar entre 3 a 5 dias também. A fêmea no cio produz um cheiro forte, que é mais notável no verão.
Uma maneira de saber se a fêmea está no cio, é coça-la no meio das costas até o rabo, se ela ficar parada e levantar o rabo, provavelmente estará no cio.

A hora da verdade -


Coloque os pombinhos ou hamsters na gaiola do macho, ou em uma caixa de sapato, outra gaiola, terrário, enfim, e os deixe lá por uns 20 minutos (vigiando sempre, caso queiram se matar) Se eles se odiarem e brigarem, separe-os. Se ver que realmente não vai virar nada, esqueça, e tente outro dia de menos stress haha.
Caso de certo, a fêmea vai ficar parada e levantar o rabo, se o macho estiver afim vai cheira-la, e depois montar nela. Deixe eles curtirem por um tempo, e quando acabarem coloque novamente cada um em sua gaiola. Se tiver acontecido tudo como o planejado, dentro de 10 dias mais ou menos a fêmea vai engordar, e as mamas estarão mais visíveis.

Gestação -

Agora é a parte mais delicada de tudo isso. O casal não deve mais ser colocado junto.
 Essa é a parte em que a fêmea fica tensa, e precisará de cuidados especiais. Continue cuidando dela normalmente, só que sem frescuras do dia-a-dia:
Não brinque mais, Não incomode mais, Não pegue mais, Não seja chato(a), pelo menos no periodo de gestação. Com o tempo a fêmea vai ficar menos ativa, então qualquer mudança relacionada a comportamento é normal, afinal ela está grávida, e digamos que não seja a melhor coisa do mundo.
O periodo de gestação do sírio é de 16 a 18 dias, do anão russo é de 18 a 21 dias.
Quando a fêmea estiver proxima de dar a luz limpe a gaiola, troque a serragem, comida, água e coloque bastante material pra ela fazer o ninho. (algodão e papel higiênico neutro é interessante)

O tão esperado parto -

O nascimento ocorre geralmente de madrugada, ou no inicio da noite. Caso você tenha a sorte de estar no lugar certo, na hora exata do parto, não a incomode "ajudando", por incrivel que pareça ela tem total controle sobre a situação. as hamsters tem um curso de parteira nos pets shops
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de mais ou menos 10 minutos, junto com os roedores vem de brinde a placenta, que é digerida pela própria fêmea. É muito importante agora, que você não toque de forma alguma nos filhotes, eles são pequenos e frágeis, além disso, você vai passar seu cheiro a eles, se isso acontecer a mãe não os reconhecerá como filhos, e provavelmente irá come-los. sim, é forte.
A unica coisa que deve fazer de agora em diante, é não deixar faltar comida e água na gaiola. Você só poderá tocar nos filhotes quando estiverem prontos pra vida, com o desenvolvimento já quase completo. (terão de 20 dias pra mais)
Quando estiverem com uns 25/30 dias já estão pronto para serem trocados de gaiolas, (vendidos, doados) separe-os por sexo até que tenham em torno de 45 dias, quando estiverem com essa idade será a hora de coloca-los em gaiolas individuais.
Lembrando que para que a fêmea possa engravidar denovo, deve ter um intervalo de 3 a 4 meses, para garantir que saia tudo feliz novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário